Trabalhos Publicados
Design Thinking como Estratégia Pedagógica no Desenvolvimento de Processos Criativos
Rodrigo Coutinho e Madalena Grimaldi
Revista EducaOnline -Volume 18 – No 3 – Setembro / Dezembro de 2024
Resumo | Abstract
Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no programa de Pós-Graduação em Design da UFRJ e o objetivo condutor do estudo foi verificar até que ponto a aplicação de alternativas pedagógicas, como às práticas empregadas no método do Design Thinking, podem ser integradas em projetos voltados para a Educação Básica na busca ao estímulo ao pensamento criativo. Sob essa ótica foi feita uma apreciação crítica de duas atividades desenvolvidas por um grupo de estudantes de uma equipe de robótica dos ensinos Fundamental e Médio de uma escola privada do Município do Rio de Janeiro. Os experimentos analisados, são Coletor Menstrual Nasa e Lixeira Quabin, e foram escolhidos por terem como foco uma proposta pautada numa situação-problema, visando estabelecer soluções inéditas entre os padrões de percepção constituídos a partir do conhecimento prévio de cada pessoa.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Desenvolvimento Cognitivo, Design Thinking, Criatividade.
Abstract
This article is the result of research conducted in the Design Postgraduate Program at UFRJ. The main objective of the study was to investigate the extent to which pedagogical alternatives, such as those used in Design Thinking practices, can be integrated into projects aimed at Basic Education to stimulate creative thinking. From this perspective, a critical assessment was made of two activities developed by a group of students from a robotics team in a private school in the municipality of Rio de Janeiro. The analyzed experiments, Coletor Menstrual NASA and Lixeira Quabin, were chosen for their focus on a problem-based proposal aimed at establishing innovative solutions within established patterns of perception derived from each individual's prior knowledge.
Keywords: Teaching-learning, Cognitive Development, Design Thinking, Creativity.
Um breve panorama acerca da terminologia utilizada no âmbito do desenvolvimento de identidades visuais
André Antônio de Souza e Madalena Grimaldi
CIDI2021 Congresso Internacional de Design da Informação
Resumo | Abstract
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão, no campo do design, acerca dos principais termos empregados no desenvolvimento de identidades visuais. Em sua execução, adotou-se o seguinte procedimento metodológico: a partir de uma abordagem do conceito de terminologia, no que tange ao seu objeto de estudo e propósito maior, procurou-se determinar o sentido destas expressões de acordo com obras de referência e autores consagrados da área. Tais informações, que proporcionaram um breve panorama sobre a questão, foram então submetidas a uma análise. Concluiuse que a legitimidade dos diferentes significados conferidos aos vocábulos, indicada pela sua inclusão nos dicionários, aponta possivelmente que os embates entre os defensores destas compreensões díspares são impertinentes. Salienta-se, desta forma, que cada profissional pode assim fazer uso dos termos com a acepção de sua preferência, sem considerar inadequada uma opinião diferente, na medida em que a terminologia, enquanto disciplina, leva em conta esta diversidade intrínseca ao desenvolvimento natural da língua.
Palavras-chave: design gráfico, marcas, identidade visual, Terminologia.
Abstract
This article presents a discussion, in the field of design knowledge, about the main terms used in the development of visual identities. In its execution, the following methodological procedure was adopted: from an approach to the concept of terminology, with regard to its object of study and greater purpose, we sought to determine the meaning of these expressions according to reference works and renowned authors in the area of graphic design. This information, which provided a brief overview of the issue, was then submitted to an analysis. It was concluded that the legitimacy of the different meanings given to the words, indicated by their inclusion in dictionaries, possibly denotes that the clashes between the defenders of these disparate understandings are impertinent. It should be noted, therefore, that each professional can use the terms with the meaning of their preference, without considering a different opinion inappropriate, as terminology, as a discipline, takes into account this diversity, intrinsic to the natural development of the language.
Keywords: graphic design, brands, visual identity, terminology.
Processo de criação de websites institucionais para os cursos de graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ana Karla Freire, Madalena Grimaldi e Thales Valoura
Revista Ergotrip Design
Resumo | Abstract
Resumo
Este artigo descreve o planejamento e processo de criação de websites institucionais para os 13 cursos de Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta iniciativa faz parte das ações comemorativas dos 204 anos da Instituição, pioneira no ensino das Artes e Design na América Latina. O trabalho ocorreu de forma transdisciplinar, agregando conhecimentos de Design, Artes e Informática. O site do Curso de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto é tomado como exemplo para descrever a metodologia adotada, bem como os resultados gráficos e de interface obtidos. Para definição do projeto buscou-se um layout que possibilitasse a navegação e pesquisa de forma acessível e simplificada, em consonância com os pontos de interesse para sites com perfil acadêmico-institucional. Para melhor contextualização do conteúdo trabalhado, apresenta-se uma breve introdução ao design da informação em interfaces digitais, um histórico da Escola de Belas Artes e sua importância no ensino das artes e design, e em seguida apresenta-se a arquitetura da informação empregada para os websites, seus respectivos layouts e funcionamento. Esta ação foi pensada visando proporcionar maior visibilidade e funcionalidade à complexa estrutura que compõe a Unidade e possui previsão de implementação para o primeiro semestre de 2021. A diagramação e o arcabouço aqui apresentados, foram adotados para os demais cursos da Unidade, sendo o projeto gráfico recebido com entusiasmo por parte do público-alvo. Acredita-se que este artigo contribui para estudos de interfaces gráficas que conectam os usuários aos dados e informações, disponibilizando conhecimentos sobre a estrutura e concepção de uma página na Web por meio de um processo de criação de design colaborativo e transdisciplinar.
Palavras-chave: site institucional, design gráfico, design da informação, Escola de Belas Artes.
Abstract
This article describes the planning and creation process of the institutional websites for the 13 Undergraduate courses of the School of Fine Arts at the Federal University of Rio de Janeiro. This initiative is another of the actions commemorating the 204th anniversary of the institution, a pioneer in the instruction of the Arts in Latin America. The work took place in a transdisciplinary way, adding knowledge of Design, Arts and Informatics. The Industrial Design Course website is taken as an example to describe the methodology adopted, as well as the graphic and interface results obtained. In the definition of the graphic project, we sought a layout that would make navigation and research more accessible and simplified, in line with the points of interest for sites with an academic-institutional profile. For a better contextualization of the content worked on, is present a brief introduction to information design on digital interfaces, a history of the Institution, and its importance in teaching arts and design, and then it exposes and outlines the information architecture adopted for the website and, finally, describes the layout and its operation. The actions allowed greater visibility and functionality to the complex structure that makes up the Unit and it is expected to be implemented in the first half of 2021. The layout and graphic model will be adopted for the other courses of the Unit, being the graphic project enthusiastically received by the target audience. It is believed that this article contributes to making available how to structure a web page design and which are the steps to be followed.
Keywords: institutional website, graphic design, information design, School of Fine Arts.
Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Criação de Website Institucional
Ana Karla Freire, Madalena Grimaldi e Hugo Backx
Revista Estudos em Design
Resumo | Abstract
Resumo
Este artigo descreve o planejamento e implementação do website de comunicação institucional da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta iniciativa foi uma das ações comemorativas dos 200 anos da Instituição, pioneira no ensino das Artes na América Latina. O trabalho ocorreu de forma transdisciplinar, agregando conhecimentos de Design, Informática e Artes. Na definição do projeto gráfico buscou-se um layout que possibilitasse a navegação e pesquisa mais acessíveis e simplificadas, e em consonância com as áreas de conhecimento existentes na Escola: Artes e Design. Para melhor contextualização apresenta-se um breve histórico da Instituição, a arquitetura de informação adotada para o website, seu layout e funcionamento. As ações foram pensadas para dar melhor visibilidade e funcionalidade a complexa estrutura que compõe a Unidade, com seus 13 cursos de Graduação, dois Programas de Pós-graduação e duas Especializações.
Palavras-chave: Escola de Belas Artes; Design da Informação; Site Institucional; Design Gráfico.
Abstract
Abstract This paper describes the planning and implementation of the website of the institutional communications of the School of Fine Arts at the Federal University of Rio de Janeiro. This initiative is another of the activities celebrating the School’s 200th anniversary, a pioneer in Latin America for the teaching of Arts. The work took place in a multidisciplinary way, gathering knowledge from the areas of Design, Informatics, and Arts. In the graphic project definition, we sought a layout that would make navigation and search easier, accessible, simplified, and also aligned with the existing knowledge areas at the School: Arts and Design. To better clarification, the paper presents a brief history of the Institution, and then it exposes and outlines the information architecture adopted for the website and, finally, describes its layout and operation. Those actions gave greater visibility and functionality to the complex structure that makes up the School, with 13 undergraduate, two graduate, and two specialization courses. Keywords: School of Fine Arts, Information Design, Institutional Website and Graphic design
Keywords: School of Fine Arts, Information Design, Institutional Website and Graphic design.
The Teaching of Geometric Representation Techniques at the Fine Arts School of the Federal University of Rio de Janeiro
Madalena Grimaldi, Daniel W. L. Rodrigues e Maria Helena W. L. Rodrigues
19th edition of the International Conference on Geometry and Graphics (ICGG 2020)
Resumo | Abstract
Abstract
In this paper, the authors present a panoramic view of the teaching and learning of graphical geometry contents at Fine Arts School of the Federal University of Rio de Janeiro, along its 203 years of existence. At the end, the authors show two disciplines currently taught in the Specialization Course in Graphic Representation Techniques that allow mastering those subjects in line with the current demands of graphic communication in several working areas.
Keywords: School of Fine Arts; Graphical Teaching; Dynamic Geometry; Games and Puzzles.
Influências atuantes na conformação Gráfica das marcas no âmbito do período modernista à era pós-modernidade
André Antônio de Souza e Madalena Grimaldi
Colóquio Internacional de Design, 2020
Resumo | Abstract
Resumo
Este artigo apresenta uma breve revisão bibliográfica acerca dos possíveis fatores que interferem na configuração estética das marcas. Elencamos algumas das influências específicas que determinaram a conformação gráfica destas representações no período modernista à era subsequente, denominada por vários autores como pós-modernidade. O texto aqui desenvolvido faz parte de uma pesquisa em andamento para o Programa de Pós-graduação em Design (PPGD) da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EBA/UFRJ.
Palavras-chave: design gráfico; marcas; estilo internacional; modernismo; pós-modernismo.
Tendências Contemporâneas no Desenvolvimento de Identidades Visuais - As Marcas Dinâmicas
André Antônio de Souza e Madalena Grimaldi
GRAPHICA 2019 - XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design
Resumo | Abstract
Resumo
Este artigo apresenta uma breve revisão bibliográfica, abordando as origens, fundamentos e propagação das marcas dinâmicas e uma análise gráfica de três representações típicas dessa tendência no campo do desenvolvimento de dentidades visuais. Os três exemplares escolhidos são compostos de duas marcas nacionais e uma estrangeira. São elas: Oi, Rio 450 e City of Melbourne. O texto, aqui desenvolvido, é parte de uma pesquisa em andamento para o programa de pós-graduação em design (PPGD) da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Palavras-chave: análise gráfica; marcas contemporâneas; design gráfico; comunicação visual.
Abstract
This article is a bibliographical review, containing origins, foundations and propagation of dynamics brands and a graphical analysis of three typical representations of this tendency of visual identities in the field of the development of visual identities. The three examples chosen are composed of two national brands and one foreign. These are: Oi, Rio 450 and City of Melbourne. The text, developed here, is part of an ongoing research for the postgraduate program in design (PPGD) of the School of Fine Arts of UFRJ.
Keywords: graphical analysis; contemporary brands; graphic design; visual communication.
Conteúdo criativo em Design e Propriedade Intelectual
Hugo Backx, Madalena Grimaldi e Ana Karla Freire de Oliveira
Revista DAT (Edição Especial P&D 2018). DATJournal Design Art Technology
Resumo | Abstract
Resumo
Uma das características das criações intelectuais é o seu caráter imaterial. São conteúdos articulados no plano das ideias de seu criador que livremente constrói e reconstrói um universo imaginário. As motivações vão desde necessidades do dia a dia a alguma manifestação artística. Através de sua exteriorização terceiros tomam ciência do conteúdo criativo por meio de seus contornos ou limites manifestados ou fixados numa espécie de instante “fotográfico” da ideia. Na atividade de design esses conteúdos criativos gerados são fixados em objetos do cotidiano que buscam atender às mais diversas demandas. Essa característica do objeto criativo, fruto do trabalho intelectual, fez surgir a necessidade de normas, como a Propriedade Intelectual, para o seu resguardo. Ela tem como um dos seus princípios básicos a repressão à exploração servil de trabalho criativo alheio. E compreender como o conteúdo criativo em Design se enquadra na Propriedade Intelectual torna este resguardo mais eficaz.
Palavras chave: Conteúdo criativo; Design; Propriedade intelectual.
Abstract
One of the characteristics of intellectual creations is their immaterial character. They are contents articulated in the plane of the ideas of its creator that freely builds and reconstructs an imaginary universe. The motivations range from daily necessities to some artistic manifestation. Through their exteriorization, other people become aware of the creative content through its contours or limits manifested or fixed in a kind of "photographic" moment of the idea. In the design activity, these values-generating contents are fixed in everyday objects that seek to meet the most diverse demands. This characteristic of the creative object, the result of intellectual work, has given rise to the need for norms, such as Intellectual Property, for its protection. It has as one of its basic principles the repression to the slavish exploitation of creative work of others. In addition, understanding how creative content in Design fits into Intellectual Property makes this protection more effective.
Keywords: Creative content; Design; Intellectual property.
As Marcas Contemporâneas e suas Peculiaridades Gráficas
André Antônio de Souza e Madalena Grimaldi
Revista Geométrica Gráfica – v. 2, n. 2. Edição Especial, 2018
Revista Geométrica Gráfica – v. 2, n. 2. Edição Especial. Pernambuco, 2018.Pgs 69-77
RESUMO
Este artigo apresenta uma análise das transformações nas últimas décadas de três marcas brasileiras bem conhecidas. Procurou-se mostrar como suas características gráficas atuais fazem dessas representações uma amostra das tendências estéticas contemporâneas no campo do desenvolvimento de identidades visuais. Realizou-se também uma breve reflexão quanto à linguagem visual que esses desenhos podem assumir no futuro.
Palavras-chave: análise gráfica; marcas contemporâneas; design gráfico; comunicação visual.
ABSTRACT
This paper presents an analysis of the changes in recent decades from three well-know brazilian brands. We tried to show how your current graphic features make development of visual identities. We also conducted a brief reflection on the visual language that these designs may take in the future.
Keywords: graphical analysis; contemporary brands; graphic design; visual communication.
Volumetry in Gaudi's Works at Park GÜELL
Madalena Grimaldi e Glaucia Augusto Fonseca
#16.ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia Faculdade de Belas Artes do Porto, Portugal, 2017
Resumo | Abstract
Resumo
Neste artigo, destacam-se as relações existentes entre a geometria e as formas arquitetônicas na obra de Antoni Gaudí para o Parque GÜELL, em Barcelona. Projetado para ser um condomínio e inspirado no modelo de cidade jardim com configurações orgânicas da natureza, o parque apresenta uma volumetria com soluções estruturais balizadas por conceitos geométricos. Com base em alguns exemplos ali encontrados, os autores descrevem uma proposta didática interdisciplinar, trabalhada no ano de 2016 com alunos dos cursos de "Design de Interior" e de "Arquitetura e Urbanismo", respectivamente oferecidos na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Por meio dessa alternativa de trabalho, os estudantes tiveram a oportunidade de observar naquelas estruturas a geração de superfícies compostas por múltiplas linhas, por eles estudadas anteriormente. O objetivo foi mostrar que os exercícios de análise geométrica das formas projetadas por Gaudi e de sua recriação volumétrica poderiam estimular o processo criativo nas diversas etapas necessárias à concepção de projetos daquela natureza, bem como aprimorar a percepção espacial de seus idealizadores. As atividades interdisciplinares foram desenvolvidas por meio da elaboração de croquis, maquetes físicas e modelagem digital de três setores do parque.
Palavras-chave: Parque GÜELL; geometria; volumetria; exercícios de modelagem.
Abstract
This article highlights existing relations between Geometry and the architectonic elements in Antonio Gaudi’s works at Park Güell in Barcelona City. Having been designed to be a condominium inspired in the Garden City ideal, and displaying organic shapes, this park exhibits volumetry founded on structural solutions delimited by geometric concepts. On the basis of some examples found therewith, the authors describe an interdisciplinary didactic proposal carried out in the year 2016, in the course of “Interior Design” at “Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, and in the course of “Architecture and Urbanism” at “Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.” By means of this alternative work, the students were able to observe in the structures the generation of surfaces composed of multiple lines which had been studied previously. The tasks were performed through designing sketches, creating physical models and digital modeling of three sectors of Park Güell. This didactic approach aimed at showing that exercising the geometric analysis on the shapes designed by Gaudi, as well as making volumetric copies of his works, would serve to stimulate the creative process in the various stages necessary for conceiving projects of this kind. Furthermore, the exercises would enhance the spatial perception of students.
Keywords: Park Güell; geometry; volumetry; modeling exercises.
Conexões entre as Artes Visuais, Ciência e Tecnologia: Experiências Didáticas na UFRJ
Maria Helena W. L. Rodrigues, Daniel W. L. Rodrigues e Madalena Grimaldi
Revista Catavento – Arte e Educação, Ano 1 n°1 - CEPHA, 2011
Resumo | Abstract
Resumo
Neste artigo, são descritas algumas das iniciativas adotadas pelos autores na condução de disciplinas de fundamentação geométrica, que constam do currículo dos cursos de licenciatura em Educação Artística e de especialização em Técnicas de Representação Gráfica (pós-graduação), oferecidos na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tal tipo de ação personifica um projeto, cujo objetivo principal é fazer com que os educadores possam se emancipar e promover mudanças em sua prática pedagógica, de modo a desenvolver a criatividade de seus alunos e proporcionar-lhes os benefícios da visão interdisciplinar do conhecimento.
Palavras-chave: geometria e arte; tecnologia; criatividade; atividades didáticas.
Brincando com a Geometria
Daniel W. L. Rodrigues, Maria Helena W. L. Rodrigues e Madalena Grimaldi
XX Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico / IX International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design – 2011
Resumo | Abstract
Resumo
Neste artigo, promove-se uma discussão sobre o uso de estruturas modulares e quebra-cabeças no estudo da geometria. Os autores buscam fundamentação na literatura especializada para mostrar que a situação de jogo, além de fazer com que se encontre um sentido no aprendizado de conceitos geométricos, amplia o potencial criativo dos alunos e permite que estes se beneficiem da visão interdisciplinar do conhecimento. São dados exemplos de atividades, que podem ser utilizadas para diversificar a prática pedagógica no ensino dos métodos e técnicas de representação da forma.
Palavras-chave: geometria; desenho; tecnologia; propostas didáticas.
Abstract
In this paper, the authors promote a discussion on the use of modular structures and puzzles in the study of geometry. They seek justification in the literature for evidencing that the game situation, besides permitting to find a sense in the learning of geometric contents, also enhances the creative potential of students and gives them the benefits of having an interdisciplinary view of knowledge. The authors present some examples of activities that can be used for diversifying the pedagogical practice in the teaching of the methods and techniques for representing objects.
Keywords: geometry; design; technology; didactic proposals.
O Uso da Perspectiva Matemática e o Domínio do Espaço Real e Imaginário
Madalena Grimaldi e Glaucia Augusto Fonseca
HTEM4 - IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática – 2008
Resumo | Abstract
RESUMO
Este artigo faz um estudo sobre o ensino da perspectiva, cujo desenho corresponde a uma das mais significativas técnicas de representação tridimensional do espaço através de um desenho bidimensional. É certo que a descoberta do traçado da perspectiva matemática, na época do renascimento, foi um grande avanço, porém, com o advento da tecnologia computacional, as metodologias de ensino precisam ser reavaliadas, a fim de formar profissionais capazes de dominar as novas ferramentas de construção e ao mesmo tempo, pensar tridimensionalmente ao traçar o espaço real ou imaginário.
Palavras-chave: Percepção espacial; Raciocínio espacial; Desenho; Perspectiva.